Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos 28, 29 e 30 de Abril • Curitiba • PR • Brasil | Local: ExpoTrade Convention Center
Horário da Feira: das 10h às 18h
Horário dos Seminários: das 09h às 17h
Biomassa & Bioenergia XII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos

Ações Sustentáveis

Sempre atenta às constantes discussões em torno da produção sustentável, a AveSui desde 2008, incluiu em sua programação ações ligadas a sustentabilidade que vão desde as impressões de nossos materiais em papéis produzidos a partir de fontes responsáveis até grandes debates, como os ocorridos no I Fórum EcoAgri de Sustentabilidade em 2010, painel que debateu a ótica do manejo ambiental como um todo.

E a cada edição, A Gessulli Agribusiness, organizadora da AveSui, juntamente com empresas parceiras que nos apoiam, busca traduzir seu compromisso com estas ações sustentáveis praticadas em ações como : compensação de créditos de carbono, a coleta de lixo reciclável do evento, a distribuição de sacolas ecológicas, a realização I Fórum EcoAgri de Sustentabilidade no Agronegócio, envelopes em papel reciclável, enfim um conjunto de ações que vem crescendo ano a ano.

 "Sem dúvida este é um conceito que crescerá bastante nos próximos anos, principalmente no agronegócio. Durante a AveSui pretendemos mostrar aos produtores a importância de transformar a atividade avícola e suinícola 100% sustentável já que a prática, além de gerar maior receita ao produto e preservar o ecossistema do planeta", destaca Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness.

Confira abaixo, as ações sustentáveis já realizadas pela AveSui:

Papel produzido a partir de fontes responsáveis

Todo material impresso da AveSui possui certificação FSC, pois é confeccionado em papel produzido a partir de fontes responsáveis.
O FSC (Forest Stewardship Council) é um dos selos florestais mais reconhecidos em todo o mundo, ele garante que a matéria-prima procedente de florestas manejadas foi extraída de forma responsável.

A escolha por produtos com o Selo FSC contribui de várias formas com a preservação da natureza e com a sociedade, conheça alguns dos benefícios que esta atitude responsável pode trazer:

- Contribuição para diminuição o desmatamento das florestas.
- Valorização de produtos cuja matéria-prima foi extraída de maneira responsável.
- Incentivo e perpetuação do consumo consciente.
- Contribuição para a redução da emissão de CO2, gás causador do efeito estufa.
- Contribui para assegurar os direitos dos trabalhadores e de populações tradicionais que vivem na floresta.

Imagem

Distribuição de Crachás Semente

O produto é feito a partir de restos de aparas de papel de gráficas e de papéis jogados fora por empresas e residências. Após picado e colocado num recipiente e regando em seguida, flores irão brotar. Estimular o consumo de um papel fabricado a partir de material reciclado reduz a poluição do ar em 95% e utiliza 50 vezes menos água e energia. Além disso, a cada tonelada de papel reciclado, evita-se o corte de cerca de 20 árvores.

 Imagem Imagem

Coleta seletiva de lixo durante os dias de realização do evento
O programa consiste em viabilizar um processo de coleta de todos materiais passíveis de reciclagem (80% do lixo produzido) no evento, gerando renda e oportunidades para comunidade local.
A coleta e o transporte são efetuados com equipamentos apropriados e motoristas treinados para transporte de resíduos sólidos, conforme determina a Licença Ambiental.
Em Florianópolis os materiais recicláveis secos (papéis, plásticos, vidros e metais) são doados para duas associações de triadores - a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR) e a Associação de Recicladores Esperança (Aresp)

Imagem  Imagem

Distribuição de Pet Tree

Uma planta em forma de chaveiro que acompanha seu dono em todos os lugares e possibilita o acompanhamento do crescimento dessa plantinha de onde você estiver.

 Imagem  Imagem

 

Distribuição de Sacolas Retornáveis fabricadas a partir de garrafas pet.

A adoção inédita da Sacola Retornável com Tecido PET, em parceria com a Wantage Ltda. foi destaque durante a AveSui América Latina 2012, realizada em São Paulo.

A Sacola Retornável confecionada a partir da reciclagem de garrafas pets une o conceito sustentável às principais qualidades deste produto: durabilidade, resistência, atoxidade, baixo custo e 100% de reciclabilidade. Essas propriedades tornam a Sacola Retornável de Tecido PET um produto prático, seguro, higiênico, inerte, que protege o seu conteúdo, é de fácil limpeza, que não mofa e nem enferruja.

Promovendo o uso das Sacolas de Tecido Pet Reciclado, a Avesui colaborou com a preservação do Meio Ambiente e a Sustentabilidade em nosso país .

De acordo com a Wantage, empresa que produz as sacolas, a criação da Sacola Retornável de Tecido PET já evitou, desde 2008, o descarte de mais de 2,5 milhões de garrafas PET no meio-ambiente.

 Imagem    Imagem

Neutralização do Carbono

A AveSui inovou ao ser a primeira feira voltada ao agronegócio a neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Por meio do Programa Carbon Clean, a AveSui foi inventariada e preparada para o processo de compensação de suas emissões e recebeu o selo Carbon Clean (carbono limpo).

O selo Carbon Clean (carbono limpo), coordenado e certificado no Brasil pela Carbon Clean Brasil S/A, empresa parceira da Nemorus Securities, visa a redução desses gases em quaisquer atividades comerciais e de produção para a melhoria da qualidade socioambiental. E neste caso, as compensações da AveSui foram negociadas dentro da própria cadeia, junto a algumas granjas de suínos, que participam do Projeto de Geração de Créditos de Carbono do selo Carbon Clean, por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para a gestão dos dejetos dos animais.

Site EcoAgri

O EcoAgri não se figura apenas como um portal de notícias sobre sustentabilidade. Seu objetivo é maior. É o de propagar a importância da sustentabilidade nas cadeias produtivas do agronegócio brasileiro, especialmente às cadeias de aves, suínos e peixes.

Uma iniciativa que a Gessulli Agribusiness se orgulha em colocar em prática, afinal, sustentabilidade já faz parte do dia-a-dia de todos nós e é de nossa responsabilidade praticar, ampliar e dissiminar os seus conceitos e suas ações.

Imagem