AveSui América Latina 2020   /   29 Set a 01 Out   /   Feira 10h-18h   /   Seminários 9h-17h   /   Medianeira • PR

Notícias

19-Mai-2011 16:03 - Atualizado em 20/04/2016 14:41
AveSui 2011

Palestras do X Seminário Internacional de Aves e Suínos encerram as atividades da AveSui 2011

Com perspectivas econômicas favoráveis ao setor de aves e suínos, as duas cadeias se voltaram para algumas questões técnicas fundamentais para o crescimento dos segmentos. No último dia da AveSui 2011, em Florianópolis (SC), a programação do X Seminário Internacional de Aves e Suínos, abordou temas relevantes na área de sanidade de produção avícola e suinícola.
Durante o Painel de Avicultura a professora da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, Dra. Irenilza Nããs, comentou sobre a visão técnica e científica de como lidar com as dificuldades para promover o bem estar das aves, que hoje representa ao produtor maior produtividade e menor nível de mortalidade na granja. “As aves precisam de mais oportunidades de contatos sociais, alimentação equilibrada, ambiente enriquecido e limitação dos processos prejudiciais aos animais alojados”, diz.
Em seguida a Dra. Cristiane Maziero, especialista em produção de frangos da Sadia, apontou a demanda e experiência da agroindústria relacionada com a questão da ambiência nos diferentes sistemas de produção. “Nosso produto é uma commoditie. Por isso a premissa de rastreabilidade, bem estar animal e a relação produção x meio ambiente precisa estar bem empregada no campo”, afirma.
No Painel de Suinocultura o destaque ficou por conta da apresentação do médico meterinário e pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Dr. Nelson Mores, que realizou uma apresentação focada nos fatores de risco e medidas inespecíficas no controle das diarréias na maternidade suína. “Acima de tudo, é preciso dar todas as possibilidades aos leitões recém-nascidos para ingestão de colostro 24 horas por dia e manter a higiene do local. São fatores que certamente afastam a proliferação da doença na maternidade”, argumenta.
No encerramento do painel a Dra. Eliana Dantas, coordenadora técnica de Aves e Suínos da Bayer, discorreu sobre a importância de prevenção da Coccidiose Suína, doença que se alastra rapidamente pelo intestino dos animais, principalmente nos leitões jovens em fase de crescimento. “A prevenção para esse tipo de problema é manter a digestão e absorção de nutrientes dos leitões em níveis equilibrados. Isso protege o organismo e promove maior bem estar animal, isso sem contar que a produtividade da granja crescerá”, conclui.
Em 2012, a AveSui já tem data marcada. Será de 03 a 05 de abril, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Mais informações pelo site www.avesui.com ou pelo telefone (11) 2118-3133.

Texto Assessoria de Comunicações